Ultimas atualizações

Ecoturismo e Esportes Radicais

Saiba mais

Ecoturismo em Monte Verde

Para quem gosta de esportes de aventura e muita adrenalina, e não abre mão dos cuidados com a natureza, o melhor destino é Monte Verde. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.600 metros de altitude e sua geografia é uma benção para a prática de atividades radicais: são cerca de 700 alqueires de montanhas, morros, pedras, picos, trilhas e cachoeiras.

Basta ter espírito aventureiro, pois o resto Monte Verde oferece: de simples cavalgadas a caminhadas monitoradas, trilhas de quadriciclo, jipe, ou motocross. Enfim, há opções para os adeptos do montanhismo, arvorismo, rappel, trekking, bóia-cross, vôo panorâmico e mountain bike.

PASSEIOS DE MOTO O frio de Monte Verde não espanta os motociclistas. Ao contrário, as estradas de terra e as trilhas até as montanhas são a alegria de quem gosta de sentir o vento e a poeira e uma dose extra de adrenalina. Quem for habilitado deve experimentar.

MOUNTAIN BIKE Assim como atrai fãs de motocross, Monte Verde é ideal para a prática de moutain bike. Terreno e natureza para essa atividade há de sobra.

BÓIA CROSS: O bóia cross foi criado na região das cavernas de Apiaí, no sul do estado de São Paulo, por necessidade dos espeleólogos - pessoas que estudam as cavernas. Ao explorarem uma caverna, subiam o leito do rio andando, carregando seus equipamentos sobre uma câmara de pneu de caminhão, e em seu retorno subiam nas bóias e voltavam boiando. Assim nasceu o esporte 100% brasileiro, hoje praticado em rios de todo o Brasil, desenvolvendo a educação ambiental junto à comunidade em torno das bacias hidrográficas. O equipamento utilizado é uma câmarade-ar de caminhão encapada com um tecido especial com alças, capacete, colete salva- vidas, joelheira e cotoveleira. O principal rio do município de Camanducaia é o Rio Jaguari, a 15 km e Monte Verde. É o local mais apropriado para a prática com corredeiras de nível fácil, médio e difícil. A atividade de bóia cross em Monte Verde é praticada de dezembro a março.

PEGUE O CHAPÉU E ESCOLHA ONDE ARREAR O CAVALO

Em Monte Verde, o ponto de aluguel de cavalos fica ao lado do posto de gasolina, logo na entrada da cidade. Os peões locais estão à disposição dos turistas durante todo o dia, principalmente nos finais de semana e feriados
prolongados. Para andar a cavalo, o melhor traje consiste em uma calça confortável ou culote (calça apropriada para montaria), camiseta ou camisa. Não esquecer de levar um agasalho, pois o clima em Monte Verde é frio. Tênis ou bota de sola lisa e sem salto para melhor adaptar os pés nos estribos, sem correr o risco de prendê-los,
também são recomendados. Você sabia que um cavalo demonstra seu humor através da posição das orelhas? Quando elas estão voltadas para frente, mostram que o animal está em estado de alerta ou prestando atenção em algo; quando estão voltadas para o lado ou viradas para trás, mostram que ele esta bem, em descanso, desatenção ou mesmo relaxado. Cuidado quando as orelhas de qualquer cavalo estiverem bem baixas, quase coladas ao pescoço. Não ponha a mão, pois o animal está muito bravo e mal humorado, podendo até morder ou dar coices em quem se aproximar. Fique atento!

PURA ADRENALINA, COM SIMPLICIDADE E SEGURANÇA

Ele vence facilmente qualquer tipo de terreno e oferece uma experiência indescritível àqueles que o experimentam. Sua condução é extremamente simples e segura, o que confere uma sensação de prazer e liberdade inigualáveis, quando pilotado em meio às ricas paisagens de Monte Verde. Estamos falando do quadriciclo (ou ATV – All Terrain Vehicle – veículo para todo terreno), veículo off-road baseado num chassi desenvolvido nos EUA para uso militar na década de 50. Sensação do momento quando se pensa em veículos de lazer, o quadriciclo é uma mistura de jipe e motocicleta. Com incrível estabilidade, por conta das quatro rodas, os quadriciclos vêm se destacando como uma das principais opções de lazer off-road em todo o mundo e também no Brasil. Em passeios ou expedições, a versão com tração 4x2 e com cilindrada entre 250 e 350cc se mostra a mais eficiente e estável, pois oferece potência adequada e libera os movimentos do condutor, proporcionando manobras ágeis e seguras.
Esta mesma configuração é adotada nas principais práticas esportivas nacionais, como no Campeonato Brasileiro de Cross Country ou no Rally dos Sertões, enquanto a versão com tração 4x4 é destinada ao uso em trabalho, mais voltada ao campo, recebendo a instalação de equipamentos e ferramentas especiais.
Ao fazer um passeio de quadriciclo em Monte Verde, é aconselhável o uso de roupas apropriadas, como calça comprida confortável, calçado fechado sem salto e uma blusa de manga longa. Não se esqueça de levar máquina fotográfica, pois você irá conferir o que a região tem de mais bonito e fascinante, como a vista panorâmica para as montanhas e o maciço de Minas Gerais, além de construções típicas desta linda região serrana.

Ao contratar a operadora que irá monitorar seu passeio, você deverá portar sua carteira de habilitação para carros (categoria B, no mínimo). Certifique-se de que a empresa contratada é regulamentada, que possui profissionais treinados e capacitados para atendimento e que, para seu passeio, seja fornecido o kit de segurança composto por capacete, colete de sinalização e óculos de proteção. É fundamental que você seja adequadamente orientado e treinado pela empresa sobre a correta forma de condução do quadriciclo, de modo a sentir-se seguro ao pilotá-lo, bem como respeitando as leis de trânsito.

TRILHA DO PINHEIRO VELHO

Um passeio muito agradável bem no centro de Monte Verde.

Uma área de mata nativa que inclui araucárias centenárias e o mais antigo pinheiro de Monte Verde, que dá o nome à trilha, uma araucária de 1,64 metros de diâmetro e mais de 500 anos.

caminhada fácil e tranquila, plana em quase toda extensão. Você entra numj ponto da avenida Monte Verde e sai mais à frente. Perfeita para se fazer com a família. Toda sinalizada, você também tem a opção de fazer o trajeto entre a avenida e o Aeroporto, "AEROPORTO DE MONTE VERDE - O mais alto do Brasil - ALT. 1560 m" de onde se tem a melhor vista panorâmica de Monte Verde.


Localizada em plena região central de Monte Verde, a Trilha do Pinheiro Velho possui 4 entradas em diferentes pontos da vila. Confira:

  • Av. Monte Verde, em frente à antiga máquina a vapor.
  • Alameda dos Pinheirais, a 140 metros da Av. Monte Verde.
  • Rua do Aeroporto.
  • Av. Sol Nascente, próximo ao posto de combustível.

 

Dicas:

  • Use calçados adequados: botas de caminhada ou tênis confortáveis (de preferência, antiderrapantes)
  • Ande devagar e tome cuidado com escorregões, especialmente se o terreno estiver molhado.
  • Seja consciente: leve um saco plástico para trazer seu lixo de volta e, se possível, recolha o lixo que encontrar.

E o mais importante: Preserve o local.

Não retire plantas, não deprede o meio ambiente e o patrimônio público.

Leve uma sacola para trazer de volta seu lixo.